Diretor da QComm atuou como Mestre de Cerimônias em evento para mais de 600 pessoas em São Paulo
No final de julho aconteceu a V Conferência Nacional do BNI Brasil, no Centro de Convenções Rebouças. O evento contou com a participação de conferencistas internacionais como Kevin Barber, Diretor Executivo da Alemanha e Presidente da Fundação BNI, e Hazel Walker, Diretora Executiva do BNI Indiana, Estados Unidos. O Mestre de Cerimônias do evento foi Oswaldo Quartim Barbosa, diretor da QComm. Acostumado a eventos corporativos e a falar para as mais variados públicos, ele comandou uma plateia com mais de 600 participantes, muito deles internacionais.
A agência QComm está no mercado desde 2011. E, com uma mescla de jovens talentos e profissionais tarimbados, consegue atender as mais variadas demandas em Comunicação Corporativa com grande versatilidade.
Mestre de Cerimônias – resumo de suas responsabilidades
Engana-se quem imagina que o trabalho de um Mestre de Cerimônias e só subir ao palco e se comunicar com o público. Este profissional é um dos que mais se envolvem com o evento. “Temos de conhecer os profissionais responsáveis pela organização geral, pessoal de iluminação, filmagem, tradução simultânea e outros, já que é nossa a responsabilidade, muitas vezes, de comandar várias ações, sobretudo no palco”, explica o diretor da QComm.
Condutor do evento, o Mestre de Cerimônias possui um papel de destaque (ao mesmo tempo discreto), na medida que dita o ritmo da solenidade. Ele precisa saber com antecedência tudo o que vai ocorrer no evento, qual o protocolo a ser seguido, quem serão os participantes e qual a correta pronúncia dos nomes dos convidados, por exemplo. É importante, ainda, que tenha capacidade de persuasão junto ao público.
Por meio de um roteiro, o Mestre de Cerimônias é responsável por anunciar cada fase da programação, assim como possíveis alterações e avisos. No entanto, precisa estar preparado para agir em caso de imprevistos. Ter desenvoltura, domínio do assunto, além de se mostrar claro e sereno diante de situações inesperadas, também faz toda a diferença.
Por fim, o Mestre de Cerimônias é um profissional preparado para comunicar a mensagem que se espera, evitar saias justas e trazer mais formalidade, dinamismo ou carisma, de acordo com o perfil de cada evento. Porém, para que tudo dê certo é preciso que haja um planejamento detalhado e antecipado entre o MC e os organizadores do evento.