Com apoio do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e patrocínio do Banco BTG Pactual, projeto leva crianças da Educação Infantil ao mundo do “Faz de Conta”
O espetáculo “Circo Lambreta”, que teve início em agosto deste ano, fará sua última apresentação no dia 15 de dezembro com balanço bastante positivo. A peça de teatro interativa contemplou cerca de 1.100 crianças e 92 professores em 32 apresentações, inteiramente gratuitas, voltadas para escolas municipais da Regional Socorro (zona Sul) e da Creche/Pré-escola da USP. Idealizado pelo Instituto Bacuri, organização sem fins lucrativos fundada em 2010, o espetáculo traduz uma nova proposta de dramaturgia infantil, mesclando harmoniosamente a narrativa de histórias com saudosas brincadeiras de “Faz de Conta”.
A peça, que faz parte do Projeto Brincando com Histórias (em execução desde 2011), é um espetáculo teatral com 2h45 de duração que aposta na total interatividade com a plateia infantil mergulhando crianças no maravilhoso mundo do “Faz de Conta”. As crianças, com idades entre 5 e 7 anos, são recebidas pelos artistas na lona colorida do Circo Lambreta e convidadas a participar do ensaio geral da trupe. Envolvidas em um enredo repleto de surpresas, os pequenos interagem com os personagens, suas aventuras e brincadeiras. Uma equipe de nove atores e educadores circenses conduzem as ações com as crianças por espaços cênicos repletos de aparelhos de circo e ginástica acrobática.
Educação para as crianças e formação continuada de professores
“Acreditamos que encantar as crianças da rede pública por meio de um espetáculo interativo seja uma poderosa ferramenta para despertar nestes pequenos indivíduos o amor pelas artes, em especial pelo teatro e o circo”, diz Fernanda Gonsales, responsável pela concepção e direção do espetáculo.
Além da inserção das crianças no universo do teatro e do circo, o Projeto Brincando com Histórias realiza também um importante trabalho de formação continuada dos professores das escolas públicas atendidas. “A experiência com esta linguagem interativa serve de inspiração aos professores para a elaboração de atividades do cotidiano escolar, especialmente no que tange à utilização de histórias e brincadeiras de ‘Faz de Conta’, levando-os a valorizar o papel da Arte e da imaginação infantil no processo educativo e na formação de seus alunos”, finaliza Francisco Igliori Gonsales, Diretor Executivo do Instituto Bacuri e produtor do espetáculo.
Serviço e Ficha técnica “Circo Lambreta”
Patrocínio: Banco BTG Pactual
Apoio: Arena de Artes, Prefeitura de São Paulo
Realização: Ministério da Cultura e Instituto Bacuri
Local das apresentações:
Arena de Artes Rua Eng. Francisco Pitta Brito, 513 – Santo Amaro
Concepção e Direção: Fernanda Gonsales
Produção: Francisco Igliori Gonsales
Cenário e Figurino: Cássio Brasil
Iluminação: Aline Santini
Elenco: Alvaro Franco, Carlos Escher, Carlota Joaquina, Eric Ito, Marília Mattos, Thales Cristovão, Tomás Decina
Sobre o Instituto Bacuri
O Instituto Bacuri é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, fundado em 2010 em São Paulo. Desenvolve e apoia projetos visando à construção de uma sociedade mais justa e sustentável do ponto de vista social e ambiental. Integrando atividades em diversas áreas, o Instituto atua para viabilizar e incentivar a participação da iniciativa privada em ações do Terceiro Setor.
Conheça mais – Instituto Bacuri |