Dando continuidade ao último texto sobre Tendências em Comunicação Interna publicado na semana passada, separamos outras quatro possíveis convergências que teremos em um futuro próximo no ambiente empresarial. E um “lembrete”.
Entre as tendências sobre as quais detalharei, vale uma lembrança sempre muito importante, mas que muitas vezes as empresas ainda “se esquecem”.
“Lembrete”: Combine a Comunicação Externa com a Comunicação Interna
Esta é uma premissa básica, mas como o dia a dia costuma transformar “o almoço em café da manhã”, aqui vale um lembrete. Profissionais de Comunicação Interna têm de buscar o diálogo com as áreas de Marketing, Comunicação Externa, Atendimento ao Cliente, Vendas entre outras que lidam com o público externo. A recíproca também é verdadeira, mas se a montanha não vem até Maomé…
As áreas de Comunicação interna e externa têm de unir esforços. Ambos os objetivos, em um nível mais elevado, é exatamente o mesmo: fornecer informações precisas, transparentes e valiosas que criarão conexões e confiança com seu público, com a meta principal, muitas vezes, de fazê-lo agir.
E aqui vai uma dica importante. Tente com que profissionais de Comunicação Interna adotem uma abordagem mais ampla, holística, mostrando como as diversas ações da empresa têm conexão entre si. Se conseguir então que os colaboradores percebam qual seu papel no todo… ah… Aí a conexão está feita!
Agora sim, outra tendência: enfatize os dispositivos móveis – ainda mais
O boom móvel continua aumentando. De fato, um estudo recente da Zenith previa que 24% de todo o consumo de mídia no mundo ocorreria em dispositivos móveis em 2019. Só que a previsão para 2020 era um aumento de 4% em relação ao ano passado. Claro, era… já era…
As marcas agora têm de se preocupar muito em como chegar aos seus públicos consumidores, e estas mesmas empresas como chegar, e se conectar, com seus colaboradores de forma efetiva!
Quando se trata de sua estratégia de comunicação interna, você precisa se concentrar na facilidade de acessibilidade – entre no celular. E partir daí, entram outros veículos como Rádio Corporativa, PodCasts, Revistas, Jornais, Mural Eletrônico…
Conecte-se com os funcionários nos caminhos convenientes para eles. Conexões rápidas e significativas combinadas com a gratificação instantânea da comunicação móvel aliados a conteúdo relevante pode fazer milagres 😊.
Comunicação Interna mais personalizada
A tendência para uma comunicação mais personalizada não é totalmente nova. Ele apareceu pela primeira vez no radar corporativo há alguns anos. No entanto, o que é novo é o nível de expectativa de comunicação personalizada – especialmente entre os Millennials.
A composição do local de trabalho está mais variada do que nunca. Qualquer lugar é lugar para trabalhar. Assim como qualquer hora é hora. Quanto mais relevante (e personalizada) fora a mensagem, mais interesse ela pode despertar.
As pessoas já estão acostumadas com a conectividade no seu dia a dia. Mas e conectividade que realmente importa? Informação relevante, sentimento, coração, razão, valores, princípios? Ah… aí vem a estratégia… que tem de se alinhar com as ferramentas corretas.
Os canais de comunicação são criados em torno dos segmentos ou personas de funcionários da empresa. Isso permite uma configuração mais personalizável e uma melhor experiência do funcionário. De fato, reflete o que os funcionários já estão experimentando em suas vidas pessoais fora do trabalho.
Criar oportunidades para sua equipe receber mais conteúdo pessoal hoje em dia é mais fácil graças às ferramentas digitais. A maioria das tecnologias de comunicação interna permite a segmentação em grupo – por local, função ou equipe. Os fóruns e o bate-papo permitem que a equipe participe e contribua com o conteúdo relevante para eles…
No entanto, o desafio para as empresas é ter uma plataforma móvel verdadeiramente integrada. Idealmente, os canais de comunicação móvel devem oferecer um gateway de logon único e, a partir daí, compartilhar e consolidar informações de maneira simples e intuitiva.
Comunicações multidirecionais
A maioria das comunicações internas ainda é de cima para baixo. O famoso “topdown”! Os diretores e gerentes decidem o que os funcionários precisam saber. No entanto, o risco que enxergamos é a perda de credibilidade da Comunicação Interna Corporativa quando a empresa não abre o caminho de volta.
Oras, se fora da empresa há muitas comunidades, reais ou virtuais, que abrem caminho para as pessoas se expressarem, porque a empresa não pode fazer o mesmo?
Se não houver um canal em que o funcionário não possa minimamente obter uma resposta a um eventual questionamento, porque ele vai se envolver com a empresa além do estritamente necessário?
Dê oportunidades para a empresa receber feedbacks, compartilhar insights e comentar sobre informações internas. Além disso, em vez de uma longa pesquisa anual com as equipes, lance mão de pesquisas instantâneas que permitam que os funcionários compartilhem seus pontos de vista.
2020 e 2021 serão os anos em haverá menos comunicações descendentes e mais multidirecionais em toda a organização.
Menos texto, mais vídeos e áudios
A comunicação visual é o caminho a seguir nos próximos anos. Nosso comportamento nas mídias sociais nos diz muito sobre nossas preferências de comunicação. Está bem documentado que as postagens visuais recebem mais curtidas, comentários e compartilhamentos do que as baseadas em texto. De fato, algoritmos do Facebook mostram que imagens são responsáveis por 75 a 90% do desempenho de um anúncio.
E o mesmo se aplica a comunicação interna. Os funcionários estão mais envolvidos com outras formas de comunicação que não seja a escrita, como vídeo e áudio.
As mensagens corporativas parecem mais autênticas e credíveis quando são entregues por pessoas reais. E a boa notícia é que não estamos falando de vídeos caros e de alta produção. A qualidade de smartphones comuns já permitem que vídeos sejam uma ferramenta de comunicação interna de baixo custo e alta qualidade. Com áudios, mais ainda.