Quando falamos de marketing digital, estamos falando de estratégias de mídia em redes sociais, Google Adwords, Remarketing e também de conteúdo relevante. Se há tudo isso, então por que ter um Blog?
Os motivos são vários, reunimos alguns deles abaixo, porém o mais importante é a técnica usada para produzir conteúdo. Quando o blog é empresarial, há uma técnica especial para que o trabalho colabore para gerar resultados.
Por que ter um Blog – Seja líder do seu segmento – pelo menos em conteúdo
Quanto mais sua empresa produz conteúdo informativo e útil para seu público-alvo, mais ela se torna referência no segmento. Mas o conteúdo tem de ser RELEVANTE. Não adianta ter um Blog que só divulga texto publicitário e de venda. Falar dos seus feitos e casos de sucesso pode ser um prazer para você e também pode agregar conhecimento ao leitor. Se ele precisar de seus serviços e produtos, naturalmente vai procurar sua empresa.
E lembre-se, quanto mais qualidade, mais o texto será comentado nas redes sociais. Se o conteúdo é relevante, relevante será a repercussão.
Por que ter um Blog – Busca orgânica do Google
Forte argumento para você ter seu Blog. Mas aqui entram técnicas de SEO. Tudo começa com um planejamento das palavras-chave de seu negócio. Elas serão como a pauta dos textos. Escolha as que sejam relevantes para o seu negócio. Provavelmente elas também serão para seus clientes. São estas palavras que as pessoas vão digitar no Google para chegar em empresas como a sua.
Recentemente, vale ressaltar, tivemos dois casos de sucesso na agência. A Omnitrade Brasil, empresa de construção especializada, entre outros serviços, em coberturas com uso de “manta de TPO” apareceu na primeira página de busca orgânica do Google (chegando a estar em SEGUNDO LUGAR) por causa do belo trabalho de produção de conteúdo baseado nestas palavras-chave.
O segundo caso de sucesso aconteceu com a própria QComm. A página sobre a nossa solução de Rádio Corporativa ora está aparecendo na primeira página, ora na segunda. O mesmo com a página sobre Comunicação Interna – quando os usuários procuram por comunicação interna e podcasts no Google. Então… Não é que funciona mesmo?
Por que ter um Blog – Dinamismo
O dia a dia de uma empresa é uma loucura. Quando falamos de ambiente digital, “uma destas loucuras” é manter o site atualizado com as principais novidades do setor, do mercado e sobre a própria empresa. O blog permite isso com facilidade, sem ter de mudar a estrutura do site, seções e etc.
Por que ter um Blog – Processo de venda
Quantas vezes você já visitou um cliente e, ao longo da conversa, ambos perceberam que o momento atual de compra não era o ideal. O Blog ajuda muito nisso. O potencial cliente vai se acostumando com a ideia de consumir seus produtos e/ou serviços e, quando for a hora, pronto! Ele vai te ligar. Afinal, ele leu e percebeu que sua empresa é referência. Tem conteúdo para mostrar :).
Por que ter um Blog – Ele está sempre lá
Mídia digital ou off-line, flyers, eventos são ótimas ferramentas de comunicação, mas passam. O Blog continua lá. E a indexação pelos sistemas de busca, também. Ele vai sempre estar lá, junto com a sua autoridade sobre o assunto.
Por que ter um Blog – Curva de aprendizado sobre o seu próprio negócio
A curva de aprendizado é muito rica, mas as empresas costumam desvalorizar isso. Escrever um blog é uma responsabilidade que a força estar sempre atento com o que acontece na sua indústria e a informar os públicos importantes para você.
Além disso, obriga a todos na empresa a pensar em diferentes pontos de vista, formas de atuar. Enfim, põe a cabeça para funcionar!
E aí, convencido(a) a criar seu Blog?